15 destinos com águas cristalinas para visitar no Brasil

“Quando pensamos em águas cristalinas, normalmente o Caribe vem a mente, mas aqui pelo Brasil mesmo é possível encontrar esse tipo de paisagem, que não está restrita apenas ao mar, mas também existe em rios.

As opções estão em diferentes estados brasileiros e para passeios variados. Desde quem busca uma viagem apenas para relaxar, fazer mergulhos e até mesmo para os mais aventureiros que querem explorar grutas

1. Península de Maraú

Barra Grande Turismo

Foto: BARRA GRANDE TURISMO

Essa península fica localizada ao sul da Bahia e possui um trecho com 40 km de praias, sendo que uma das opções mais bonitas é Taipu de Fora. Quando a maré está baixa, formam-se piscinas naturais e no verão é possível realizar mergulhos noturnos com lanternas. Já o inverno é o período com maior quantidade de chuva, mas ainda assim é possível realizar esse passeio em períodos de lua nova e cheia.

2. Piscinas Naturais Praia do Atalaia

Trips for Bride

Foto: TRIPS FOR BRIDE

Com piscinas naturais formadas por corais e uma água muito clara, visualizar muitos peixes se torna uma tarefa fácil em Fernando de Noronha.

3. Gruta da Pratinha

laoujetemmenerai

Foto: LA OU JE TEMMENERAI

A Gruta da Pratinha, na Chapada Diamantina, é um local que é possível chegar sem o auxílio de um guia e existe um estacionamento para carros. Depois disso, é preciso escolher o modo de descida até a gruta, são duas opções disponíveis: trilha ou tirolesa. Ainda é possível alugar equipamentos como snorkel e lanternar para te ajudar a ver de perto a grande quantidade de peixes presentes por ali. No fim da gruta é possível avistar uma paisagem muito parecida com a de uma praia.

4. Arraial do Cabo

Arraial Tur

Foto: ARRAIAL TUR

Essa é uma das melhores praias para mergulhar no país, pois devido a um fenômeno natural, muitos animais marinhos de águas mais profundas são levados até a superfície. Além disso, é possível realizar passeios de barco por ali. Arraial do Cabo é um município da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, e fica a 13 km de Cabo Frio.

5. Baía dos Porcos

Noronha Brasil

Foto: NORONHA BRASIL

Com uma vista belíssima, piscinas naturais transparentes e uma estreita faixa de areia, difícil é não se encantar com a Baía dos Porcos, localizada na ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco. Porém, para chegar ao local, o único meio possível é andando e o caminho inclui uma caminhada pela areia e uma trilha de pedras. Por questões ambientais, o mergulho é proibido.

6. Ilha de Boipeba

VivaReal

Foto: VIVAREAL

O nome da ilha vem do tupi e significa “cobra chata”, como a tartaruga marinha era conhecida pelos indígenas. Além dela, uma grande quantidade de animais marinhos podem ser vistos na ilha, localizada no litoral da Bahia. Praias desertas e muita tranquilidade também podem ser encontrados por ali.

7. Cavalcante

Esmeraldino Na Estrada

Foto: ESMERALDINO NA ESTRADA

Cavalcante é um município situado na Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Lá é possível encontrar diversas cachoeiras e uma das opções mais atraentes para mergulho é a de Santa Bárbara, que conta com 35 metros de altura.

8. Rio Triste

Nobres turismo

Foto: NOBRES TURISMO

Esse rio, na região de Nobres no Mato Grosso, possui águas claras e durante o mergulho é possível se deparar com até 30 espécies de peixes. Também é possível fazer snorkel no local e é importante alugar alguns equipamentos para maior tranquilidade e facilidade no passeio.

9. Morro de São Paulo

Passeios às Ilhas

Foto: PASSEIOS ÀS ILHAS

O Morro de São Paulo se encontra na ilha de Tinharé, na Bahia. Praias com águas cristalinas, areia clara, muitos coqueiros e mata atlântica formam o cenário local. Carros não chegam até à ilha, mas você pode ir até lá de avião ou catamarã.

10. Rio Sucuri

Vida de turista

Foto: VIDA DE TURISTA

Águas doces também podem ser cristalinas, e esse rio localizado em Bonito está aqui para provar isso. Ao longo dele é possível encontrar vasta vegetação subaquática e uma grande diversidade de peixes.

11. Galés, piscinas naturais de Maragogi

99 passagens

Foto: 99 PASSAGENS

Os recifes de corais recheados de plantas e animais marinhos são uma das principais atrações do local, em Alagoas, que forma diversas piscinas naturais quando a maré está baixa que são chamadas de galés pelas pessoas locais. Além do mergulho e do snorkel, também é possível realizar passeios de barco.

12. Gruta do Lago Azul

Calliandra

Foto: CALLIANDRA

Localizada em Bonito, essa gruta possui uma das maiores profundidades do planeta (o máximo alcançado foi de 87 metros). A água é cristalina, mas devido aos raios de sol, acaba ficando com um tom de azul muito intenso que desperta a curiosidade. Além disso, ali se encontram fósseis animais pré-históricos, a preguiça gigante, por exemplo, é um deles.

13. Porto de Galinhas

Oconcierge

Foto: OCONCIERGE

Com 18 km de praia, areia branca e piscinas naturais formadas em águas transparentes e calmas entre corais, Porto de Galinhas, em Pernambuco, é um verdadeiro encanto. Devido a grande beleza natural, o local atrai uma grande quantidade de turistas o ano todo.

14. Lagoa Misteriosa

Thousand wonders

Foto: THOUSAND WONDERS

O nome dessa lagoa se dá ao fato de sua profundidade ser desconhecida. Devido a incidência de raios solares, as águas cristalinas podem variar entre algumas tonalidades de azul. A Lagoa Misteriosa fica localizada na cidade de Jardim, a aproximadamente 1 hora de carro de Bonito.

15. Canoa Quebrada

iStock

Foto: ISTOCK

A praia da Canoa Quebrada, que fica a aproximadamente 170 km de Fortaleza, no Ceará, começou a ficar famosa a partir dos anos 1970 com a chegada dos hippies. Ali dunas e duas falésias completam o visual com o lindo mar de águas claras.”

Texto de Vanessa Herrmann | Viajali  https://bit.ly/2RCvmgL

Compartilhe: