Por data

Como Medir o PH da Água

“É importante testar o pH – nível de acidez ou alcalinidade – da água. A água é consumida por nós, pelas plantas e pelos animais, dos quais dependemos diariamente. O nível de pH pode fornecer informações sobre eventuais contaminações. Por isso, testar o pH da água pode ser uma importante precaução de saúde pública.

Usando um medidor de pH

1 Calibre a sonda e o medidor de acordo com as especificações do fabricante.Pode ser necessário calibrar o medidor, testando-o em uma substância com um nível de pH conhecido. Você pode, portanto, ajustá-lo de acordo com o teste. Se for testar a água longe de um laboratório, realize a calibração antes de levar o medidor até o local do teste. 

  • Lave a sonda do testador com água limpa antes de utilizá-lo. Seque-o com um pano limpo.

2 Colete uma amostra da água em um recipiente limpo.

  • A amostra deve ter uma profundidade suficiente para cobrir a ponta do eletrodo.
  • Deixe a amostra assentar para que a temperatura dela se estabilize.
  • Meça a temperatura da amostra utilizando um termômetro.

3 Ajuste o medidor de acordo com a temperatura da amostra. A sensibilidade da sonda é afetada pela temperatura da água. Por isso, a leitura pode não ser precisa se você não informar a temperatura da água. 

4 Coloque a sonda na amostra. Aguarde até que o medidor entre em equilíbrio. Ele atingirá o equilíbrio quando a medição se tornar estável.

5 Leia a nível de pH da amostra. O medidor de pH fornecerá uma leitura de uma escala de 0 a 14. Se a água estiver pura, o nível do pH será próximo a 7. Registre as medidas.

Usando papel de tornassol

1 Entenda a diferença entre o papel indicador de pH e o papel de tornassol. Para realizar uma leitura precisa de uma solução, você pode usar um papel indicador de pH, que não deve ser confundido com o papel de tornassol. Ambos podem ser usados para testar ácidos e bases, mas diferem em aspectos importantes. 

  • As tiras de papel indicador de pH contêm uma série de barras indicadoras que mudam de cor depois de serem expostas a uma solução. A força dos ácidos e bases difere em cada barra. Depois que elas mudam de cor, o padrão das barras pode ser comparado com os exemplos que vêm com o kit.
  • O teste de papel de tornassol é composto por tiras de papel que contêm um ácido ou uma base (alcalino). Os mais comuns são o vermelho (que contém um ácido que reage com bases) e o azul (que contém uma base que reage com os ácidos). As tiras vermelhas ficam azuis se a substância for alcalina e as azuis ficam vermelhas ao entrar em contato com um ácido. Os papeis de tornassol podem ser usados para proporcionar um teste rápido e fácil, mas o mais barato deles nem sempre fornece leituras precisas da força da solução.

2 Colete uma amostra da água em um recipiente limpo. A amostra de água deve ser profunda o suficiente para cobrir a tira de teste.

3 Mergulhe uma tira na amostra. Apenas alguns segundos de exposição são suficientes. As diferentes

barras indicadoras no papel começarão a mudar de cor dentro de alguns segundos. 

4 Compare a extremidade da tira de teste com a cartela de cores que acompanha o kit de teste. A cor no gráfico deverá coincidir com a da tira. O gráfico deverá correlacionar padrões de cores dos níveis de pH.”

 

Fonte: goo.gl/JAVEh5

Compartilhe: