Por data

Como aumentar o pH da água da piscina

“Os baixos níveis de pH em uma piscina podem ser decorrentes da chuva e de outras partículas estranhas entrando na água. Alguns dos sinais mais claros são a corrosão de acessórios metálicos, a queimação do nariz e dos olhos e coceiras na pele. Para manter os níveis de pH sempre adequados, você pode fazer testes e tratamentos regulares. A forma mais comum de elevar o nível de pH é através do carbonato de sódio.

Testando o pH

1 – Teste o pH da água com fitas de teste. Consiga essas fitas na loja mais próxima com suprimentos para piscinas, em um supermercado ou através da internet. Siga as instruções do produto, que normalmente envolvem mergulhar a fita na água e comparar a coloração com a amplitude listada no produto.

  • Alguns kits de teste requerem de você encher um pequeno tubo com a água da piscina e acrescentar gotas que mudam a cor com base no pH.

2 – Observe os níveis químicos uma ou duas vezes por semana. Registre os níveis de pH em um pequeno caderno para observar as mudanças que acontecem ao longo do tempo. Eles mudam com frequência e devido a diversas causas, razão pela qual é tão importante a testagem frequente. Escreva o pH no caderno para atentar-se a essas variações.

3 – Tenha por objetivo alcançar um pH entre 7,4 e 7,8. As fitas de teste mudam de cor quando expostas à água. A tonalidade corresponderá ao pH em questão. Combine a cor ao que está presente no rótulo e você encontrará esse valor com maior precisão. O pH ideal na piscina está entre 7,4 e 7,8. Observe quanto, através do valor encontrado, será preciso elevá-lo.

  • Por exemplo, a cor da fita de testes pode exibir uma cor amarela, como a de uma banana. De acordo com o rótulo, isso indica um pH igual a 7,2. Nesse caso, será necessário elevar o pH em, no mínimo, 0,2 e em, no máximo, 0,6.

Calculando as necessidades de carbonato de sódio

1- Calcule a quantidade de litros presentes na piscina. Se você já conhece a capacidade da piscina, use esse valor. Se for necessário calculá-lo, multiplique o volume por um multiplicador com base em seu formato. Para isso, use uma fita métrica.

  • Em uma piscina retangular, a fórmula a ser usada será comprimento x largura x profundidade média x 7,5. Se ela tiver uma parte funda e uma rasa, meça a profundidade de cada uma delas, some-as e divida o valor resultante por dois para descobrir qual é o valor médio.
  • Em uma piscina redonda, a fórmula a ser usada será (diâmentro)2 x profundidade média x 5,9. Se uma parte da piscina for mais profunda, divida a soma das duas profundidades por dois.
  • Em piscinas com formas irregulares, será necessário ajustar as fórmulas para calcular a quantidade em litros de cada seção ou, ainda, consultar um especialista a fim de estimar essa capacidade.

2 – Calcule a quantidade necessária de carbonato de sódio. Para cada 22.000 litros, é preciso usar aproximadamente 100 g para elevar o pH em 0,2 pontos. Comece com esse valor de guia e acrescente mais carbonato de sódio depois, se for necessário uma elevação maior.

  • Por exemplo, suponha que tenha realizado um teste de pH com resultado igual a 7,2 e, como resultado, você deseja elevar esse valor até chegar em 7,6. Se a sua piscina tem uma capacidade igual a 22.000 litros de água, use 200 g na primeira tentativa.

3 – Compre o carbonato de sódio em uma loja de suprimentos para piscinas ou na internet. Esse material pode estar com outro nome, dependendo dos diversos fabricantes. Leia os ingredientes do produto e observe se o carbonato de sódio é o ingrediente ativo. Se não tiver certeza do que comprar, pergunte a um dos funcionários qual é aquele que o tem em seu conteúdo.

  • Se não houver nenhuma loja de suprimentos para piscinas na região, procure por alguma de tratamento de água ou um hipermercado.

Colocando o carbonato de sódio na piscina

1 – Deixe o filtro ligado enquanto acrescenta o carbonato de sódio. O produto funciona melhor quando pode circular por toda a água da piscina. Para ter a certeza de que isso acontecerá, ligue o filtro e configure-o para circular regularmente. Se você o houver desligado para lidar a piscina, volte a ligá-lo nesse momento.

2 – Pegue um balde de 20 litros e encha-o com água. Você não deve colocar o carbonato de sódio diretamente na piscina, ou ele não se misturará de forma homogênea. Em vez disso, dissolva-o em água e espalhe a mistura em toda a extensão da piscina. Se não tiver um balde com essa capacidade, use qualquer um que estiver à mão, lembrando-se de misturar o carbonato de sódio em, pelo menos, 4 litros de água.

  • É importante encher o balde primeiro para só depois acrescentar o carbonato de sódio.

3 – Meça o carbonato de sódio antes de colocá-lo no balde. Faça a medição com base nos valores descritos acima. Para isso, use um copo medidor de cozinha ou uma balança. A seguir, despeje-o no balde de água.

  • Lembre-se de nunca colocar o carbonato de sódio no balde antes da água.

4- Despeje a água com carbonato de sódio ao longo da extensão da piscina. Para piscinas convencionais, ande ao redor do perímetro, despejando lentamente a mistura presente no balde. No caso de piscinas elevadas, faça-o ao redor das bordas da melhor forma possível.

  • Se desejar, use um copo plástico para tirar água do balde e jogar um pouco de cada vez dentro da piscina.

5 – Confira o pH da água depois de uma hora. Dê ao carbonato de sódio tempo para circular pela água e alterar o pH da água. Depois de uma hora, pegue outra fita de testes e mergulhe-a na água. Observe se o pH está na amplitude que você precisa.

6 – Acrescente carbonato de sódio de acordo com a necessidade. Geralmente, não é recomendável acrescentar mais de 270 g de carbonato de sódio para cada 22.000 litros de água. A partir desse ponto, a água começará a ficar opaca.

  • Se o pH não estiver onde você deseja, faça um novo teste depois de um ou dois dias e acrescente mais carbonato de cálcio nas quantidades calculadas.”

Fonte: goo.gl/AN2yNu

Compartilhe: