As principais fontes de água potável

“A água é o que temos de mais importante para a nossa sobrevivência. Dessa forma, o acesso à água de qualidade é visto como uma prioridade e tido como item básico de sobrevivência pela população, especialmente em áreas urbanas.

As fontes de água potável estão espalhadas pelo mundo e podem ser encontradas na água da chuva, no subsolo, na superfície, em bicas, em reservatórios e em outros lugares. Elas constituem uma unidade fundamental para o sistema ecológico e para o desenvolvimento econômico.

Enquanto a facilidade na obtenção da água limpa está presente em muitos países, a escassez dela assombra outros. Na China, por exemplo, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmam que alguns chineses têm acesso apenas à água potável que não está de acordo com os padrões estabelecidos pela OMS. Isso acontece porque essas regiões enfrentam problemas políticos e de desenvolvimento econômico e social, que impedem a distribuição e tratamento da água para consumo.

Além disso, a distribuição de água doce não é igual no mundo inteiro, dificultando a obtenção de água potável em algumas regiões. Mais da metade das fontes de água do mundo estão concentradas em nove países.

Só o Brasil possui, aproximadamente, 12% da água doce do mundo, além de ter um território que recebe chuvas abundantes durante o ano e condições climáticas que garantem a formação de uma extensa rede de rios. Os outros detentores do poderio aquático são: Estados Unidos, Canadá, Colômbia, República Democrática do Congo, Rússia, Índia, China e Indonésia.

Fontes de água potável

Se você ainda não sabe exatamente onde pode encontrar fontes de água potável, conheça algumas e descubra onde podem ser encontradas:

Água subterrânea – encontrada em alguns poços localizados no subsolo, ela é filtrada naturalmente pelas camadas de solo e de rochas, sendo normalmente rica em carbonatos e em cálcio, magnésio, cloretos, além de pequenas quantidades de ferro ou de manganês.

Água de lagos e reservatórios elevados – essa fonte é localizada na superfície terrestre, em áreas elevadas, onde são restritas as possibilidades de contaminação. Isto é: se forem devidamente protegidas, claro.

Águas de rios, canais e reservatórios de planície – é encontrada na superfície terrestre, em áreas mais baixas, o que reduz a probabilidade de poluição ou de contaminação.

Importante lembrar que nesses casos citados, há vários tipos de tecnologias utilizadas para retirar água da fonte e distribuí-la para as casas e empresas. Além disso, apesar de boas para consumo, as águas encontradas nessas fontes passam por tratamentos quando técnicos julgam necessário, para que a população possa ter acesso à água em perfeito estado.”

Fonte: Pensamento Verde https://bit.ly/2XVF6ZR

Compartilhe: