Como Encontrar um Vazamento em sua Piscina

“As piscinas perdem água naturalmente, por conta da evaporação. Não raras vezes – após a retrolavagem do filtro – isso também pode acontecer, por vários motivos. Muito porém, se você precisar encher a piscina toda semana, considere avaliar se ela apresenta algum vazamento. Este artigo lhe ajudará como fazer isto.

1 – Confira primeiro o óbvio. Há algum vazamento no local onde ficam os equipamentos da piscina? Olhe atentamente para o filtro, bomba, aquecedor (se for hidroginástica) e as válvulas da tubulação. Confira a umidade do local. Há alguma área molhada ao redor da piscina? Caminhe ao redor e dê uma olhada. Verifique se o solo está úmido, ou se existem áreas afundadas ou erodidas. Sua piscina é revestida com vinil? Procure “lágrimas” (gotículas de vazamento) ou separações em torno de todos os acessórios, escumadeiras, paredes e cantos. Se você ainda suspeita que sua piscina está vazando, existem várias maneiras de verificar. Experimente uma das seguintes abordagens:

2 – Marque o nível da piscina. Usando um pedaço de fita, marque o nível da água. Verifique a marca 24 horas depois. Sua piscina não deve perder mais de meio milímetro de água por dia. Caso contrário, ela pode estar vazando.

3 – Faça o teste do balde. Coloque um balde com água em um dos degraus da piscina (pese o balde com alguma pedra ou tijolo). Depois, marque o nível de água no interior e no exterior do balde. Certifique-se que os níveis de água são os mesmos dentro e fora do balde. Verifique a marca de 24 horas depois. Se há uma maior queda na linha no lado de fora do balde, a diferença será notada. Faça o teste com a bomba ligada e com a bomba desligada.

4 – Determine a localização do vazamento: Se descobrir que a piscina está perdendo água, desligue o sistema de filtragem e observe onde a água parece descer. Comece enchendo a piscina e chamando por um profissional. Se a água parar de subir ao tocar determinada altura da parede é porque, provavelmente, seja ali o local do vazamento. Caso o nível da água tenha encontrado uma saída pelo sistema de filtração – a mesma coisa – pode ser por ali que a água esteja vazando. Se sua piscina tiver iluminação submersa e você notar que o nível não se eleva mais quando a água da piscina, ao encher, encontra uma das saídas de luz, o vazamento pode ser provavelmente no bocal. Suspeite que o vazamento possa ter ocorrido no sistema de filtração, se encontrar bolhas de ar na água de retorno quando a bomba da piscina estiver funcionando (veja também se há um vazamento nos canos do sistema de filtração). É a tampa da bomba que está vazando? Ela está devidamente firme? Se a piscina estiver perdendo mais água quando a bomba funcionar, é grande a chance de que o sistema de bombeamento seja o problema.

5 – Usando o teste do corante. Use corante (ou um pouco do reagente indicador de pH de sua piscina), para verificar onde está o vazamento. Pingue, perto de áreas quebradas da piscina ou próximo à áreas que você suspeite serem focos de vazamento, e verifique se a água manchada é sugada pela rachadura.

6 – Conserte o vazamentos em seu skimmer (se for o caso). Apesar de poucas pessoas utilizarem este dispositivo, os skimmers são muito importantes pois ajudam na remoção constante da camada superficial da água da piscina, onde se encontra o maior índice de contaminação (pois ali é baixo o teor de cloro). Se você possui um skimmer instalado em sua piscina, saiba que o vazamento mais comum é aquele que – na maioria dos casos – fica entre a separação do skimmer e o concreto que reveste a piscina. Isto pode ser facilmente corrigido com massas de epóxi, concreto ou silicone.

7 – Se você não conseguir resolver o problema de vazamento com as dicas acima, chame um profissional. Graças à tecnologia moderna, os vazamentos podem ser encontrados e reparados sem grandes perturbações. Dentre as principais ferramentas, um dos métodos mais utilizados é o de ar comprimido. O ar desloca a água até atingir um vazamento, o ponto no qual bolhas escaparão a partir do furo, revelando assim a área do problema. O ar comprimido também pode ser usado nos canos de bombeamento. No cano em que a pressão do ar não for constante, há um vazamento ou fuga. Ainda é possível, em alguns casos, a cara tecnologia de se usar um microfone eletrônico sensível para “ouvir” onde o vazamento acontece em sua piscina!

8 – Compreenda o funcionamento do encanamento da bomba. A configuração básica de um encanamento de piscina e seu sistema de filtragem é muito simples. Primeiro, a água é puxada através do cano de drenagem principal, em direção à bomba, e lá alcança o filtro da piscina. Logo depois, a água é empurrada através do aquecedor, bem como por quaisquer outros periféricos, e acaba canalizada de volta para o tanque através das linhas de retorno. A maioria das piscinas, portanto, se vale de um um sistema aberto de canalização (sem pressurização, mas com o auxílio da gravidade). Tais sistemas de canalização são uma fonte constante de perda de água por uma série de razões diferentes, que vão desde o material e configuração da tubulação, até a qualidade da instalação, seu tempo de uso, etc. Até mesmo questões que envolvem a condição do solo que sustenta o encanamento devem ser consideradas. Mas não se preocupe excessivamente: antes de começar a rasgar a planta de seu sistema de encanamento (se ainda a tiver), você precisará primeiro isolar o vazamento caso ele seja localizado no pelas tubulações ou na estrutura da própria piscina.”

Fonte: https://bit.ly/2XIzpto

 

Compartilhe: