Como lavar o seu carro com menos água

Lavar o seu carro do seu jeito é uma ótima maneira de economizar dinheiro e não gastar tanta água como gastaria em um lava-jato. Ainda assim, há vários passos pra usar menos água a ter consciência ambiental quando for lavar o carro. Se fizer da maneira certa, você pode lavar o seu próprio carro usando menos de 3 baldes de água.

Estacione o seu carro sob a sombra. Isto impede que o excesso de água evapore e que o exterior do carro fique muito quente. O lugar ideal deve ser perto de uma fonte de água para que você não tenha que carregar água de longe. Se parar na grama, melhor ainda, pois assim a água é absorvida pelo solo.

Encha o seu primeiro balde com água. Usando um recipiente pequeno (como um pote de sorvete vazio – veja os “Materiais Necessários”), pegue água do balde e molhe a sua esponja. Não coloque detergente nesta etapa.

  • Molhe e passe a esponja levemente na superfície do carro de cima para baixo, sem sabão. Você estará removendo a poeira superficial, porém a sujeira mais grudada, como excrementos de pássaro ou de insetos, será molhada para uma remoção mais fácil na próxima etapa. Esfregue cada mancha difícil com cuidado com a esponja.

Coloque a água que restou no balde em um regador e enxágue o carro. Assim, terá usado o primeiro dos baldes e terá o carro parcialmente limpo.

Encha o segundo balde com água e use o pote de sorvete novamente, colocando um pouco de detergente nele. Use preferencialmente um detergente biodegradável para que não danifique a grama.

  • O problema é que a maioria das pessoas usa muito sabão para lavar o carro, então acabam precisando de mais água para o enxágue. Basta adicionar o suficiente, isto é, 1 ou 2 colheres de chá.

Use a água com sabão e a esponja para limpar o carro novamente de cima para baixo. O objetivo não é esfregar o carro nessa etapa, apenas adicionar uma camada de sabão que irá dissolver a sujeira mais difícil. Encha o pote de sorvete de novo com a água do segundo balde e lave o carro normalmente. Não é preciso adicionar mais sabão.

Enxágue a esponja com o restante da água do balde e a reserve. Despeje a água cinzenta (e/ou o resto do balde) em um regador e enxágue o carro mais um pouco.

  • Assim, já terá usado 2 baldes ou 2 e meio dependendo do seu cuidado. O carro já estará limpo, já que a maior parte do sabão e fuligem terá saído.

Usando a esponja limpa, inspecione rapidamente o carro e retire qualquer sujeira que tiver permanecido ou restos de sabão. Assim, o último enxágue será mais efetivo, já que esta última limpeza tirará o resíduo de sabão que pode ter sobrado.

Encha o último balde e o coloque no regador e termine de enxaguar de cima para baixo. Se quiser lavar a esponja, use um pote de sorvete cheio com a água deste último balde e depois use-o para lavar os pneus.

Seque o carro e aplique cera se quiser. Assim, seu carro estará limpo com apenas 3 baldes de água.

Fonte: goo.gl/CBV47E

Compartilhe: