Destinos com águas termais no Brasil

Conhecidos no mundo todo há muitos anos, os benefícios das águas termais têm sido cada vez mais procurados por pessoas com problemas como artrite, reumatismo, estresse, insônia, pós traumas e pós cirurgias, além de hipertensão e problemas de estômago ou de pele.

Isso acontece porque essas águas naturalmente aquecidas abaixo da superfície carregam consigo o poder da cura e possuem propriedades medicinais comprovadas, auxiliando no tratamento de todos esses problemas.


No Brasil, podemos encontrar uma boa oferta de destinos com águas termais, perfeitos para visitar em qualquer estação do ano, principalmente nas baixas temperaturas. Para quem ainda não teve a oportunidade de conhecer, são locais que contam com resorts, spas, hotéis, clubes e balneários que abrigam piscinas e oferecem diversas terapias hidrotermais fundamentais para a saúde. Confira abaixo bons destinos para curtir e relaxar!

1. Araxá, Minas Gerais

Em Araxá, encontra-se um imponente complexo termal que fica sob domínio de hotéis em uma bela área verde, porém que conta com serviços abertos mesmo para quem não está hospedado por lá. São banheiras individuais e piscinas de águas termais, além de diversos tratamentos feitos com as águas ou com lamas terapêuticas.

2. Marcelino Ramos, Rio Grande do Sul
O parque de águas termais de Marcelino Ramos é considerado uma das maiores atrações turísticas localizadas no norte do Rio Grande do Sul e está situado às margens do Lago do Uruguai. A cidade é cercada por belíssimas paisagens e conta com montanhas, vales, mata nativa e um extenso lago onde se pode praticar esportes náuticos.
3. Gravatal, Santa Catarina
Consideradas umas das melhores do mundo, as águas termais de Gravatal são captadas pelos hotéis da região, que contam com piscinas coletivas e banheiras individuais nos apartamentos. Além disso, a cidade possui diversas cachoeiras, grutas, mirantes e trilhas, o que a torna um destino perfeito para os apaixonados pela natureza.
4. Mossoró, Rio Grande do Norte
A região de Mossoró é uma das únicas estâncias hidrotermais do Nordeste e oferece para seus visitantes um grande complexo aquático (Planeta Água), que possui doze piscinas de águas termais interligadas que chegam a 58 graus, temperatura que vai diminuindo a medida que a água se espalha pelas piscinas.
Suas águas são ricas em cálcio, magnésio e ferro, minerais que trazem diversos benefícios terapêuticos e colocam a cidade como um dos principais destinos para o “turismo de saúde”.
5. Águas de Lindóia, São Paulo
Considerada uma capital termal do Brasil, já que conta com águas que saem do solo a 28 graus e vão direto para o balneário municipal, Águas de Lindóia conta com piscinas de água mineral, além de serviços terapêuticos, hidromassagens, toboáguas e duchas escocesas, fora as fontes com águas minerais ao longo do balneário e da Avenida das Nações.
6. Rio Quente, Goiás
A cidade de Rio Quente, em Goiás, é uma das mais conhecidas do Brasil por abrigar o único rio de águas quentes do mundo, com temperaturas que variam entre 26 e 47 graus.
Além disso, ela é considerada uma das maiores estâncias hidrotermais do mundo e conta também com atrativos incríveis como praias artificiais (como a Praia do Cerrado) e resorts com piscinas naturais (como o Hot Park).
7. Foz do Iguaçu, Paraná
Em Foz do Iguaçu é possível visitar o incrível complexo Mabu Thermas Resort, que conta com piscinas aquecidas a 36 graus e ainda oferece a primeira praia termal do sul do Brasil. O local é abastecido pelas águas termais do Aquífero Guarani, situadas próximas às famosas Cataratas do Iguaçu.
8. Águas de Santa Bárbara, Minas Gerais
A cidade mineira Águas de Santa Bárbara fica localizada às margens do Rio Pardo, onde turistas de diversos locais fazem atividades como boia cross ou rafting. Já as propriedades terapêuticas das águas são aproveitadas no Balneário Municipal Mizael Marques Sobrinho e no Parque das Águas.
9. Barra do Garças, Mato Grosso
Em Barra do Garças, é possível conhecer o Parque das Águas Quentes que fica situado dentro de uma grande área verde com uma ótima infraestrutura. Além das piscinas hidrotermais com temperaturas entre 31 e 43 graus, um rio e toboáguas, o local oferece também um bar, restaurantes e vestiários para você poder curtir o dia tranquilamente com a família.
10. Termas de Piratuba, Santa Catarina
O Parque Termal Municipal é conhecido como o carro-chefe do turismo da cidade de Piratuba, pois conta com águas a temperaturas em torno de 38 graus distribuídas em piscinas adultas e infantis, duchas, tratamentos medicinais, banhos de imersão, além de um chafariz natural, que joga água a uma altura de 30 metros.
11. Olímpia, São Paulo
Na cidade de Olímpia, localiza-se o famoso o parque Thermas dos Laranjais, que conta com mais de vinte piscinas térmicas cercadas por coqueiros e areias brancas, com temperaturas que chegam a até 38 graus nos dias frios do inverno.
Considerado o parque aquático mais visitado na América Latina, ele oferece diferentes atrativos para todas as idades, como piscinas com ondas, tirolesa, piscinas para surfistas e rios com correnteza. Além disso, lá você pode conhecer a única piscina de ressurgência do mundo – que não afunda.

12. Chapada dos Veadeiros, Goiás
Na Chapada dos Veadeiros, podemos encontrar duas propriedades com piscinas naturais de águas quentes, chamadas Éden e Morro Vermelho, ambas com precinho bem amigo para quem pretende viajar e curtir momentos de tranquilidade com banhos termais maravilhosos.
13. Nova Prata, Rio Grande do Sul
A cidade de Nova Prata é bastante conhecida pelos turistas devido à sua preservação da natureza e oferta de trilhas, cascatas e do famoso parque termal. Apesar de atingir temperaturas negativas no inverno, o Parque Caldas de Prata pode ser frequentado em qualquer temporada, já que conta tanto com piscinas ao ar livre quanto cobertas, com águas quentinhas que chegam a 41 graus.
14. Águas de São Pedro, São Paulo
A pequena cidade de Águas de São Pedro oferece água quente por todos os lados, desde o balneário ou o parque aquático, até o Fontonário, um conhecido atrativo do local que oferece águas com propriedades medicinais, junto às fontes Gioconda e Almeida Salles.
15. Águas Mornas, Santa Catarina
A cidade de Águas Mornas é uma das estâncias hidrominerais mais conhecidas do mundo e, por esse motivo, recebe muitos turistas que buscam as águas com propriedades terapêuticas encontradas em grutas e cachoeiras cercadas por uma bela natureza.

16. Poços de Caldas, Minas Gerais

No Thermas Antonio Carlos, localizado em Poços de Caldas e considerado primeiro estabelecimento termal do Brasil, são oferecidos variados serviços com águas de propriedades medicinais, como saunas, duchas, hidrologia, banhos e mecanoterapias. Já no Balneário da cidade, fundado em 1896, acontecem também banhos de imersão com água a 37 graus.
Fonte: Viajali goo.gl/zZT7Dp

Compartilhe: