Elemento Água – Medicina Tradicional Chinesa

Elemento Água

“Elemento Água => como a semente que durante o inverno aguarda, quieta, o momento de brotar, a essência de Água reside na não-ação – a energia vital é fluida, latente, inercial.

Esse elemento fluido é tão pesado que cai, escorre, flui e penetra nos lugares mais escondidos e profundos e pode solidificar-se como gelo ou desaparecer em vapor, torna-se nuvem e chover gotas que se juntam nas correntezas.

Conduz o sal da terra para o mar assim como conduz Metal para Madeira; representa o final do ciclo de vida, quando o que já foi repousa na estância do vir-a-ser.

O elemento água nos dá a possibilidade de introjetarmos a experiência vivida de modo a torná-la parte de nosso ser, em forma de crescimento e desenvolvimento.

Chegar ao fim, concluir uma etapa de nossa vida, realizar um desejo e poder sentir-se satisfeito, saciado pelo sentimento da conquista. Aí está o poder do elemento água.

Os órgãos do Elemento Água são os Rins e Bexiga:

O Rim é frequentemente referido como a raiz da essência PRÉ-CELESTIAL – substância preciosa herdada dos nossos pais na hora da concepção, essência antes do nascimento, ela que nutre o feto, e após o nascimento controla o crescimento, desenvolvimento, força e vitalidade, é a base da vida sexual.

O Rim apresenta um aspecto Yin e outro Yang.

O Yin do Rim é o fundamento essencial para o nascimento, crescimento e reprodução. O Yang do Rim é a força motriz de todos os processos fisiológicos.

A Bexiga irá receber energia do Rim para transformar os fluídos, armazenar e excretar a urina.

Existem várias evidências mostrando que as funções da Bexiga estão relacionadas ao Yang do Rim. Quando o Rim é saudável, a Bexiga funciona bem. Se o Rim é afetado por alguma patologia, principalmente as de natureza Yang, a Bexiga também irá sofrer.

 As características benéficas do Elemento Água em nós:  

As pessoas deste elemento tende a ter um embasamento forte, pensa em profundidade sobre assuntos controvertidos e geralmente faz as coisas com intensidade e enfoque.

Levado aos extremos, o indivíduo pode não querer aproveitar as oportunidades e muda rapidamente, e pode se prejudicar, perdendo tempo com excesso de detalhes antes de dar o próximo passo.

A água carrega os minerais que nutrem os ossos e regula o metabolismo. A parte inferior do corpo, que é afetada pelo Elemento Água, está no controle dos órgãos sexuais e nos órgãos de eliminação.

O Elemento Água em desequilíbrio:

EDEMA: o corpo deixa de drenar a água, e esta se acumula nos tecidos causando inchaços.

IRRITAÇÃO DO TRATO URINÁRIO: o trato urinário, que tem envolvimento com a eliminação da água, pode ficar irritado com desequilíbrios no conteúdo da urina ou com o enfraquecimento da musculatura e das defesas imunológicas no baixo abdômen.

IMPOTÊNCIA: a energia da parte baixa do corpo fica enfraquecida e há uma redução de sensação, pressão, e tensão nesta região, resultando em impotência e também numa tendência a “criar barriga”, lumbago, calafrios no baixo ventre, e uma tendência a uma postura desleixada.

DOR NA PARTE INFERIOR DAS COSTAS: há inchaço nos rins, e a musculatura inferior das costas enfraquece. A compressão da espinha e a tensão dos músculos causam lumbago.

FRAQUEZA NOS JOELHOS: o corpo não tem apoio suficiente em sua porção inferior; os joelhos podem inchar por causa de líquidos.

SOBRE A ALIMENTAÇÃO

O sabor amargo tonifica a energia dos rins, o sabor salgado dispersa a energia dos rins, o sabor picante harmoniza a energia dos rins. O pouco salgado tonifica a forma dos rins; o muito salgado, o doce, o picante e o amargo dispersam a forma.

Os rins, bexiga e órgãos sexuais, por serem especialmente ativos, precisam de atenção: sal e líquidos a menos ou a mais podem prejudicar esse sistema e com isso desequilibrar a geração de energia para o fígado (Madeira) ou inibir a energia do coração (Água apaga Fogo).

Como o sabor doce modera essa área, é bom prestar atenção nele também – excesso de açúcar aumenta as paranóias, preocupações, suspeitas e julgamentos, insegurança e sentimento de fracasso.

É necessário confiar muito em sua firmeza de vontade e ambição interior para seguir em frente, e isto só mesmo tendo Água em equilíbrio.

O sabor picante gera energia para Água, então convém ter picantes por perto. E usar sempre um pouco de amargo para proteger a energia de coração.

Para proteger o Elemento Água rim e a bexiga através da alimentação é preciso acrescentar o sal à comida conscientemente e não por hábito; o mesmo quanto ao consumo de líquido.

 

Fonte: goo.gl/kf5Dtf

Compartilhe: