Os 5 maiores rios do Brasil

Brasil possuí uma rede hidrográfica de rios extensos e com grande volume de água.  Abaixo listamos 5 dos maiores rios:
1. Rio Amazonas
O rio Amazonas, com quase 7 mil quilômetros de extensão é o maior do Brasil. Nasce nos Andes do Peru, passa pela Colômbia, e atravessa todo o norte do Brasil até desaguar no Oceano Atlântico. É também o centro de uma vastíssima bacia fluvial que inclui grande parte da floresta da Amazônia, o que faz dele o maior rio do mundo em termos de débito de águas.
2. Rio Paraná
O Rio Paraná é o segundo maior do Brasil, sua formação é a junção do Rio Parnaíba e o Rio Grande (que atravessa praticamente Minas Gerais inteiro), este rio ainda recebe grandes rios como o Rio Tiete (famoso por ser poluído na Região metropolitana de São Paulo). O fim de quase 4 mil km deságua no grande estuário chamado rio da Prata. Além do Brasil, este rio passa por Paraguai, Uruguai e Argentina.
3. Rio Madeira
O rio Madeira fica em terceiro, como o Rio Amazonas, este também nasce na Cordilheira dos Andes, atravessando a Bolívia, onde a sua extensão, tem grande importância geográfica, ao demarcar a fronteira entre Brasil e Bolívia. Após um percurso de mais de 3.300 km desagua finalmente no Amazonas.
4. Rio Purus
O Rio Purus nasce no Andes Peruano e passa pelo Acre, corre no sentido nordeste através da Amazônia, paralelo ao Rio Madeira, desaguando diretamente na margem direita do Solimões. Sua enorme extensão de 3.218 km soma-se à grande variedade de vida que o habita. É, atualmente, um dos principais esforços de conservação na Amazônia, considerando a grande exploração sobre seus recursos.
5. Rio São Francisco
O famoso ‘Velho-chico’ está na lista, não por que queremos, mas sim por ser realmente o 5 maior rio do Brasil. Suas nascentes são no Estado de Minas Gerais, mais especificamente, nasce na Serra da Canastra. Este rio é um dos mais importantes do Brasil, principalmente para o Nordeste brasileiro. Com mais de 3,1 mil quilômetros de comprimento o rio corre pela Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Seu curso termina no desague com o Oceano Atlântico. O velho chico é um dos principais responsáveis pela irrigação e do semiárido brasileiro.
Fonte: Florestal Brasil | https://bit.ly/2UizMxO

Compartilhe: