5 motivos para você tomar mais chá nesse inverno

“1. Ajuda na digestão e emagrece

“Os flavonóides presentes no chá possuem a capacidade de atuar sobre o sistema nervoso simpático, que regula a queima de gorduras. A bebida aumenta a queima de calorias, previne o depósito de gorduras no organismo e regula o peso corporal.”, explica a nutricionista e personal diet Karla Oliveira. O chá verde, por exemplo, acelera o metabolismo e desintoxica, enquanto o chá de hortelã melhora a digestão e alivia problemas estomacais e intestinais.

A nutricionista Andrea Santa Rosa também recomenda o consumo do chá de hibisco com frutas vermelhas como morango, framboesa e amora. “O hibisco é rico em antioxidantes e vitamina C, estimula a diminuição do colesterol LDL (colesterol ruim), redução da pressão arterial, queda do risco de aparecimento de doenças cardíacas, além de acelerar o metabolismo, ajudando a emagrecer.” Já as frutas têm propriedades antioxidantes, favorecem o desenvolvimento dos ossos e melhoram o sistema digestivo.

2. Atua na prevenção de doença

O chá verde, mais do que o preto por não ser fermentado, tem propriedades antioxidantes que atuam no combate aos radicais livres. Um estudo recente conduzido pela Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, reforçou que a presença de polifenois na bebida contribui para a redução do risco de desenvolvimento de diabetes, artrite, doenças do coração e algumas formas de câncer. “Também auxiliam no controle do peso corporal, na proteção contra os raios ultravioleta, na proteção hepática e na manutenção da densidade mineral óssea”, complementa a nutricionista funcional Patricia Davidson Haiat.

3. Alivia sintomas de dor de cabeça e cansaço

Com a chegada dos dias mais frios e as mudanças bruscas de temperatura, é normal que o corpo apresente incômodos. Gripes e alergias vêm com tudo, trazendo com elas dores de cabeça e indisposição. Para combater esses sintomas, o Spa Posse do Corpo indica o chá de alecrim com limão, que é benéfico para o fortalecimento do sistema imunológico, é anti-inflamatório e alivia a dor de cabeça e o cansaço.

“O chá quente ajuda porque a gente acaba suando e o corpo consegue equilibrar com a temperatura do lado de fora e você não sente aquele baque de diferença tão grande”, explica a chef Bela Gil.

4. É aliado da beleza

Além dos benefícios para a saúde, o consumo do chá também pode ter efeitos estéticos. A endocrinologista Flavia Junqueira indica a bebida à base de folhas de porangaba, que é diurética, inibidora de apetite e lipolítica – decompõe gorduras. “Esse chá é capaz de diminuir a retenção de líquidos corporais, aumentar a queima de gordura e até reduzir a celulite”, afirma.

5. Tem efeito relaxante

Se você costuma tomar várias xícaras de café por dia, o chá talvez seja uma boa alternativa. Apesar de também conter cafeína, a concentração da substância é menor, o que torna a bebida menos estimulante. Para um efeito mais sedativo e que reduza a ansiedade e o estresse, vale investir no chá de camomila. “Essa erva tem ação antiespasmódica, antidiarreica, analgésica, antialérgica, anti-inflamatória, calmante, sedativa e diurética”, aponta a nutricionista Cintia Azeredo, do Vita Check-Up Center. “Tome o chá antes de dormir para ajudar a ter uma boa noite de sono”, indica a nutricionista Isabel Jereissati.

Que tal preparar um escalda pés caseiro para relaxar após um dia de trabalho? A proprietária do Acqua Brasil Spa, Fabyola Bunin recomenda ferver dez saquinhos de chá preparados em uma panelinha com 750ml de água, deixar descansar por cinco minutos e despejar em uma bacia com água morna e folhas de louro. De quebra, você ainda pode aproveitar os saquinhos utilizados para misturar a erva com cinco colheres (sopa) de mel e fazer um esfoliante para peles super sensíveis que pode ser usado no corpo e no rosto.”

Texto: Isabela Dias | Fonte: Site GNT | Confira a matéria completa no link shorturl.at/nwBCI

Compartilhe: