Por data

Formas de purificar e tratar água para sobreviver

“Nesta postagem falaremos de formas de tratamento de água, muitas vezes o cidadão é obrigado a lidar com água impura ou sob risco de estar contaminada e que requeira cuidados para ser utilizada. Se você acampa ou se for pego em uma situação onde a água não seja segura para o consumo, ou duvidosa, purifique antes de beber, mesmo que vá usar para cozinhar ou vá misturar um suco ou outra solução do tipo.

Tomo por água contaminada toda aquela que possui elementos prejudiciais ao consumo humano, sejam eles químicos, biológicos ou simplesmente a água de origem desconhecida ou captada por calhas, lonas e outros meios de coleta.

FILTRAGEM

Nesta etapa se elimina a maioria dos agentes que possuem tamanho suficiente para se prender nas malhas do filtro, geralmente não é eficiente contra bactérias nocivas e agentes microscópicos ou químicos. Serve basicamente para eliminar a sujeira aparente da água.

01- Você pode usar um filtro de café, muito simples e portátil, vai retirar boa parte da sujeira grossa da agua. Um lenço, bandana, camiseta ou até outros tecidos tem exatamente a mesma função, usado principalmente no momento da coleta.

02- Filtros improvisados com elementos naturais. Usam pedras, areia e uma malha bem consistente de outros elementos naturais atém de carvão. Muito mais eficaz que um simples pano, este filtro vai atuar em partículas menores e até em alguns agentes contaminantes químicos, já que o carvão tem a característica de se fundir a outras moléculas. Deve-se tomar muito cuidado com o saturamento do dispositivo improvisado, que depois de um certo tempo começa a dispensar agentes contaminantes ao invés de retê-los.

03- Filtros industriais, estes são os que você compra em mercados e casas especializadas. Geralmente possuem componentes específicos, como carvão ativado ( mais potente que o carvão de brasa), nitrato de prata para reter químicos e malhas finíssimas, capazes de conter a sujidade da água. Alguns apresentam soluções amplas, como o Lifestraw que promete tornar a água totalmente potável para o consumo, mas ainda é um filtro. Não posso deixar passar o preço abusivo do produto no Brasil, projetado para atender a população carente, com baixíssimo custo, no nosso país é um objeto destinado a elite, um bem de luxo.

A tempo, os clássicos e antigos filtros de barro brasileiro, estão entre os melhores do mundo em termos de purificação de água.

FERVURA

04- Coloque em um recipiente limpo e deixe ferver, espere um minuto e pode retirar do fogo e usar. O que houver de micro organismos e bactérias vai morrer. Não anula outros tipos de venenos, como químicos contaminantes, portanto cuide para não coletar água poluída. Esta é uma ótima técnica para purificar água da chuva.

EXPOSIÇÃO SOLAR

05- Uma embalagem transparente, como uma garrafa PET ou saco de combustível bem comum em kits de sobrevivência, esqueça grandes volumes de água, a regra que o pessoal da UNICAMP publicou é de 6 horas de exposição plena ao sol para cada litro de água. Os raios UV vão matar as bactérias e ainda vão agir sobre algumas substancias químicas, como metais pesados, fazendo com que afundem. Logo, é sábio aproveitar também o período de exposição pra deixar a água decantar (a seguir) e retirar com cuidado somente o conteúdo de cima. Como fazer isso? É simples, use sua faca e faça um pequeno orifício na embalagem, deixe a água boa escoar, descarte a do fundo e tape o buraco com silver tape ou uma rolha improvisada de madeira.

AGENTES QUÍMICOS

06- Cloro é o mais comum, presente em agua sanitária, Clor-in, hidrosteril. Os comprimidos de purificação, chiques e famosos já vem com a dosagem de agua e o tempo de purificação, geralmente servem 1 ou 10 litros. Agua sanitária e hidrosteril a medida é de 2 gotas por litro e uma espera de 10 minutos pra consumir.

07- Iodo, sim aquele de farmácia, para passar em ferimentos, 2 gotas por litro e 20 minutos de espera pro consumo, deixa um gosto meio amargo.

DECANTAÇÃO

08- Remove impurezas pesadas, lodo, areia, terra, geralmente usado em agua lamacenta e faz parte de quase todos os processos de purificação, basta deixar a agua lá, paradinha que a sujeira desce,  sol acelera o processo, cloro também, a sujeira do fundo é descartada, embora seja uma método de se limpar a agua, ainda exige muito tempo e algum outro método para matar bactérias.””

Fonte: Guia do Sobrevivente https://bit.ly/2R37pRi

Compartilhe: