Por data

Como é feito o tratamento da água?

“Em relação ao tratamento de água, é importante destacar que a água é um recurso natural renovável. Ou seja, ela não é utilizada apenas uma vez e desaparece, mas sim renova-se continuamente. Deste modo, toda água que as pessoas utilizam em seu cotidiano, volta para a natureza, sofrendo um novo processo de tratamento nas estações, podendo ser novamente consumida pelos seres humanos.

Para o tratamento da água, é feito um processo inicial, o qual é composto pelo peneiramento, o qual elimina as sujeiras maiores, sedimentação ou decantação, quando os pedaços de impurezas, que não foram retirados com o peneiramento, são então depositados no fundo dos tanques, e ainda, aeração, quando há um processo de fazer borbulhar o ar, tendo-se em vista a retirada de substâncias responsáveis pelo cheiro ruim da água.

Já o tratamento final da água, corresponde ao processo de coagulação ou floculação, onde as partículas sólidas se aglomeram em flocos, para que estas sejam removidas mais facilmente da água.

Há então uma sedimentação, quando os flocos formados vão sedimentando no fundo do tanque, o que promove uma limpeza da água. A filtração, quando a água da parte superior do tanque de sedimentação passa por um filtro que contém várias camadas de cascalho e areia, e assim retiram as impurezas menores.

E ainda, a desinfecção, quando é adicionado na água um composto bactericida e fungicida, visando retirar qualquer tipo de impureza invisível que ainda tenha ficado no líquido.””

Texto: Luana Polon | Fonte: Estudo Prático https://bit.ly/2W6Y916

Compartilhe: