Por data

Água quente elimina todas as bactérias?

“Usada para limpar mamadeiras, panos de prato e grande aliado na hora de lavar as louças, a água quente tem fama de esterilizar utensílios domésticos. Mas será que ela consegue mesmo matar todas as bactérias? Vale jogar sobre os objetos ou é melhor ferver por alguns minutos?

“Temperaturas acima de 70ºC matam muitos microrganismos. No entanto, algumas bactérias produzem esporos, estruturas que ajudam a resistir à alta temperatura”, explica o biomédico Roberto Martins Figueiredo, conhecido como “Dr. Bactéria”. Mas, ressalta ele, a maior parte dos microrganismos capazes de causar danos à saúde humana não resiste à fervura.
Entre as bactérias resistentes, estão a Bacillus cereus, a Clostridium botulinum e a Clostridium perfringens, que podem causar vômitos e diarreias. Nesses casos, a melhor maneira de eliminá-las seria usar a panela de pressão de 15 a 20 minutos. Essas bactérias também se reproduzem rapidamente em temperatura ambiente. “Quando estão a menos de 60º C, algumas dobram a cada cinco minutos”, diz o especialista.”

 

Texto: Marcelle Souza | Fonte: tilt  shorturl.at/gkEZ7

Compartilhe: