Por data

Como Diminuir o pH de uma Piscina

“Os aditivos químicos e contaminantes podem deixar a água da piscina muito básica, ou seja, com um pH muito elevado. O Centro de Controle de Doenças recomenda manter a piscina em um pH entre 7,2 e 7,8 para prevenir irritação nos olhos e na pele, manter o local higienizado e prevenir danos à piscina e às instalações. Teste a água regularmente para descobrir se o pH está elevado demais. Reduza o pH da piscina com um aditivo químico, como ácido muriático ou bissulfato de sódio ou instale um sistema de CO2 para manter o pH ideal.

Testando o pH da piscina

1
Adquira um kit DPD. Existem muitos tipos de kit diferente para testar o pH da piscina (incluindo os digitais e as tiras de tornassol), mas o teste DPD é um dos mais precisos, além de ser mais acessível comparado aos kits de testes digitais. Você pode encontrá-lo em lojas de departamento e de produtos domésticos. O kit de DPD contém uma variedade de químicos que mudam de cor quando misturados com a água da piscina. Tais químicos testam as qualidades diferentes da água, como o pH, a alcalinidade total, os níveis de cloro e bromo e a dureza da água.

  • Os testes DPD vêm em diferentes formas. Por exemplo, alguns usam reagentes líquidos e outros usam pastilhas sólidas.
  • Os testes líquidos e de pastilha apresentam níveis de precisão semelhantes, mas as pastilhas são mais fáceis de usar porque não requerem medidas precisas de reagentes líquidos.
  • Os kits de tiras de tornassol sejam mais fáceis de usar, mas o DPD é mais preciso quando usado corretamente.
  • Os testes digitais não apresentam nenhum mecanismo óbvio para indicar quando os resultados estão imprecisos (como uma cor que não está representada na tabela), portanto, os resultados podem ser enganosos.
2
Siga as instruções do kit. Para usar o DPD, é necessário misturar diferentes reagentes químicos com amostras da água da piscina. Tais químicos mudam de cor quando adicionados à água, e você deve consultar a tabela de cores para interpretar os resultados.

  • Leia as instruções atentamente para verificar se está usando o kit corretamente e para aprender a interpretar os resultados.
  • Use o reagente correto para testar os níveis de pH. A maioria dos kits usa o vermelho de fenol para esse objetivo.
3
Fique atento a resultados falsos ou problemáticos. A maioria dos testes de piscinas fica mais amarelo em níveis de pH baixos e mais vermelho com um pH elevado. No entanto, se a água contiver níveis muito altos de cloro ou bromo, esse fator pode interferir no teste e produzir resultados incomuns, como uma cor roxa. Uma alcalinidade muito baixa na piscina também pode produzir resultados incorretos. Para minimizar esses problemas, teste os níveis de cloro, bromo e a alcalinidade total da piscina antes de testar o pH.

  • Os kits também podem dar resultados incorretos se os reagentes forem armazenados inadequadamente (como em locais úmidos ou em temperaturas extremas) ou se forem contaminados devido ao manuseio inadequado.
4
Teste a água da piscina pelo menos duas vezes por semana. A maioria dos profissionais recomenda o teste duas ou três vezes por semana, principalmente durante o verão, quando a piscina é usada com mais frequência. O Centro de Controle de Doenças recomenda o teste duas vezes por dia ou até com mais frequência quando a piscina estiver sendo usada todos os dias ou por muitas pessoas no decorrer do dia.

  • O pH da piscina precisa ser verificado mais frequentemente quando a piscina estiver sendo bastante usada, pois qualquer coisa que entra nela (incluindo óleos naturais dos cabelos e corpos dos usuários, traços de filtro solar e produtos corporais ou sujeira que se acumula na piscina) afeta a composição química da água.

Reduzindo o pH com bissulfato de sódio

1
Compre o bissulfato de sódio ou o “ácido seco” para a piscina. O produto é um ácido vendido na forma granulada ou em pó. Ele apresenta a vantagem de ser um pouco mais seguro e mais leve do que o ácido muriático e está disponível na maioria das lojas de produtos de piscina e jardinagem.
2
Siga as instruções da embalagem. Fabricantes diferentes podem fornecer instruções de uso variadas. Em alguns casos, pode ser necessário dissolver o bissulfato na água antes de adicioná-lo à piscina. Já outros produtos podem ser diretamente adicionados à água da piscina na forma em pó.
3
Determine a quantidade para adicionar. Siga as instruções do fabricante para descobrir a quantidade correta baseada no tamanho e no pH atual da piscina. Pode ser uma boa ideia usar ¾ da quantidade recomendada para evitar uma redução exagerada do pH.
  • Você também pode usar uma calculadora on-line.
4
Tome as precauções de segurança. O bissulfato de sódio é relativamente leve, mas ainda pode causar queimaduras graves e irritação. Use luvas e roupas que cubram a pele, como camisa de manga comprida e calça. Sempre trabalhe em uma área bem ventilada. Se estiver preocupado com o vento carregando os grânulos para o seu rosto, use óculos de proteção ou uma viseira de segurança.

  • Se o produto pegar na pele, lave-a cuidadosamente com água e sabonete. Vá ao médico se tiver alguma irritação que não desaparece depois da lavagem.
  • Se o bissulfato pegar nos olhos, lave-os com água fria por 15 minutos e busque ajuda médica.
  • Se engolir o pó, lave a boca com água e beba pelo menos um copo grande de água. Busque ajuda médica imediatamente.
5
Coloque o ácido seco na piscina diretamente sobre os jatos. Com a bomba e os jatos ligados, adicione lentamente o ácido à piscina, mantendo o pó longe do skimmer.

  • Fique bem perto da água ao adicionar o produto, tendo cuidado para não deixar o vento bater no pó e pegar no seu rosto.
6
Espere algumas horas para testar novamente o pH da piscina. Deixe o ácido circular por pelo menos quatro horas e faça o teste novamente. Como o bissulfato de sódio também pode diminuir a alcalinidade total da piscina, é importante também fazer esse teste e verificar se ainda está dentro da variação aceitável. Faça qualquer ajuste necessário baseado nos resultados do teste.

  • Não espere mais de 24 horas depois de adicionar o ácido seco para testar novamente o pH da piscina.
7
Aumente a alcalinidade, se necessário. Se a alcalinidade total da piscina estiver baixa demais depois de adicionar o bissulfato de sódio, adicione um produto para aumentá-la, como bicarbonato de sódio ou sesquicarbonato de sódio. Tais produtos estão disponíveis na maioria das lojas de piscinas e jardinagem.

  • O carbonato de sódio também pode elevar a alcalinidade, mas também pode fazer com que o pH fique alto novamente.
  • Siga as instruções do fabricante para determinar a quantidade de qualquer produto que você adicionar para elevar a alcalinidade, dependendo do nível atual e do tamanho da piscina. Se estiver usando bicarbonato de sódio puro, use uma calculadora on-line.
8
Espere pelo menos quatro horas para nadar. Embora o bissulfato de sódio seja relativamente leve, ele ainda pode irritar a pele e os olhos. Deixe dissolver e circular por bastante tempo na piscina antes de entrar.”
Texto: Equipe WikiHow | Fonte: Wikihow shorturl.at/wyQV9

Compartilhe: