Por data

Como lavar as mãos?

“…Você deve lavar as mãos por, no mínimo, 20 a 30 segundos. Se quiser, pode lavá-las por mais tempo. Em geral, lavar as mãos por algo entre 20 e 30 segundos será suficiente para eliminar todos os germes.

Molhe as mãos com água morna ou fria. Ligue a torneira e coloque as mãos debaixo do jato. Molhe as palmas e os dorsos com bastante sabonete.

  • Molhe as mãos com água corrente, pois a água parada pode conter germes e bactérias.

Cubra as mãos com bastante sabonete. Aplique uma gota de tamanho médio de sabonete à palma de uma das mãos e esfregue as duas até formar espuma.

  • Você pode usar sabonete líquido, em barra ou em pó. Ele não precisa ter ação antibacteriana.
 
Entrelace e limpe os dedos. Coloque uma mão em cima da outra, com as duas palmas viradas para baixo. Ponha os dedos da mão de cima entre os da de baixo e esfregue-os de um lado a outro. Em seguida, entrelace os dedos com as palmas e repita o processo.

Segure o polegar e gire a outra mão em volta dele. Comece segurando o polegar esquerdo com a mão direita. Vire-a para cima e para baixo e esfregue sabonete no dedo até a base. Depois de dois ou três segundos, inverta os membros e repita.

  • Segure o polegar com força (mas sem se machucar, claro) para espalhar o sabonete em mais pontos da pele.
 

Esfregue as palmas das mãos com as pontas dos dedos. Abra a mão esquerda e vire a palma para cima. Junte os dedos da mão direita e esfregue-os na palma por três ou quatro segundos, antes de inverter os membros e repetir.

  • Isso ajuda a espalhar o sabonete até embaixo das unhas.
Enxágue bem as mãos. Depois de esfregar as mãos até formar espuma, coloque-as debaixo da água corrente de novo e tire todo o sabonete que restar.
Seque as mãos com uma toalha limpa. Use uma toalha limpa e seca e, se possível, descartável — para não espalhar germes. Remova toda a água que conseguir…”

Compartilhe: