Por data

Como Baixar o Cloro de uma Piscina com produtos químicos

“O tratamento químico da piscina pode ser frustrante às vezes, mas o problema da alta concentração de cloro costuma ter uma solução simples. As piscinas cobertas podem ser mais difíceis de cuidar, mas ainda assim existem diversas soluções disponíveis. Se você quiser diminuir cada vez mais o teor de cloro da água sem correr o risco de contaminações, procure um sistema ultravioleta…

Adicionando produtos químicos para diminuir o cloro
Compre um neutralizador de cloro em uma loja de produtos para piscina. Peça ajuda a um vendedor se você não souber direito o que comprar. Não utilize produtos químicos de fontes desconhecidas. Os produtos químicos vendidos em loja de artigos para piscina vêm com uma concentração específica própria para piscinas.

  • O tiossulfato de sódio é provavelmente o neutralizador de cloro mais comum, mas exige cuidado ao ser manuseado.
  • A água oxigenada costuma ser a opção mais barata e se decompõe em substâncias inofensivas. No entanto, ela é bem menos eficaz se o pH da piscina estiver abaixo de 7.
Feche a piscina. Nunca coloque produtos químicos na piscina enquanto ela estiver em uso. Se outras pessoas tiverem acesso a ela, coloque cartazes com avisos.
Tome medidas de segurança. Muitos produtos para piscina podem causar lesões se entrarem em contato com pulmões, olhos ou pele. Releia esta lista de cuidados antes de prosseguir:

  • Leia o rótulo do produto com cuidado para saber como utilizá-lo com segurança. Siga as recomendações de segurança e releia os protocolos de emergência.
  • Guarde os produtos químicos em um local bem ventilado, fora do alcance de luz solar, fontes de calor e umidade. Não guarde ácido e cloro próximos um ao outro. Não armazene produtos químicos secos ao lado ou debaixo de líquidos.
  • Abra apenas um produto de cada vez. Feche a embalagem e guarde-a antes de abrir outro produto.
Calcule a quantia necessária de produto. Sempre siga as indicações para saber como colocá-lo na piscina e quanto usar. Muitos produtos estão disponíveis em diferentes formas e concentrações, portanto não há como dar instruções sobre todas em um guia geral como este.

  • Geralmente, ao adicionar o tiossulfato de sódio, use cerca de 15 ml para cada 4 L de água.
  • Caso você esteja tratando uma piscina pública, use uma medida mais precisa: 77 ml de tiossulfato de sódio baixa o cloro para 1 ppm em 38.000 L de água. Um funcionário de uma loja de materiais de piscina ou uma calculadora on-line podem ser úteis.
Coloque o neutralizador em pequenas doses. O excesso de neutralizador pode causar problemas maiores ainda: o cloro pode baixar a zero e o neutralizador que restar sem uso na piscina vai destruir o cloro que for colocado na próxima vez. Use 1/3 ou 1/2 da quantidade calculada.
Aguarde enquanto testa. Espere um tempo para a piscina se ajustar de acordo com as instruções do rótulo. Faça testes sempre e não entre na água até os parâmetros voltarem ao normal. Se as medidas em geral se estabilizarem, mas o cloro ainda continuar alto, adicione outra dose pequena de neutralizador.

  • Caso o sistema de circulação da piscina seja mais lento do que a média, é preciso esperar mais tempo para o neutralizador fazer efeito…””

Fonte: WikiHow https://bit.ly/34bo1g1

Compartilhe: