Por data

Rios de São Paulo

“O território do estado de São Paulo está localizado em três regiões hidrográficas: Atlântico Sudeste, Atlântico Sul e Paraná.

Região Hidrográfica do Atlântico Sudeste

Abrange uma das áreas com maior densidade populacional e maior nível de industrialização do país. Devido a essa característica, é a região com a maior demada hídrica que, em contrapartida, resulta em diversos problemas em relação à disponibilidade de água.

A Região Hidrográfica do Atlântico Sudeste tem 214.629 km² de área, o equivalente a 2,5% do território nacional. Estão localizadas nessa região as regiões metropolitanas de Vitória, Rio de Janeiro e Baixada Santista.

Região Hidrográfica do Atlântico Sul

Essa região se estende desde o Rio Grande do Sul, na divisa do Brasil com o Uruguai, até São Paulo. Embora não tenha grande relevância e abrangência no território paulista, os municípios de Cananéia, Ilha Comprida e Iguape estão inseridos nessa região hidrográfica.

Região Hidrográfica do Paraná

Essa região possui 879.873 km² e abrange áreas dos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina e o Distrito Federal. As regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Curitiba, além dos centros urbanos de Ribeirão Preto, Uberlândia, Londrina e Maringá, estão localizados dentro da Região Hidrográfica do Paraná.

A irrigação é a maior usuária de recursos hídricos (42% da demanda total), seguida do abastecimento industrial (27%).””

Fonte: Biblioteca Virtual de SP shorturl.at/lxyRV

Compartilhe: