Por data

Água em Marte

“Cientistas encontram água líquida em Marte, descoberta que pode transformar busca por vida

Cientistas da Agência Espacial Italiana anunciaram nesta quarta-feira que existe água líquida em Marte, de forma constante.

Para especialistas, essa descoberta, de um reservatório subterrâneo permanente de água líquida, aumenta consideravelmente as chances de haver vida no planeta.

“Foram anos de debate e investigações, ficamos anos discutindo se isso era mesmo possível. Mas agora podemos dizer: descobrimos água em Marte”, disse o astrônomo Roberto Orosei, pesquisador da Universidade de Bolonha e principal autor da descoberta.

A água líquida e perene foi encontrada 1,5 km abaixo de uma camada de gelo, próxima ao Polo Sul de Marte. “Trata-se de um lago com 20 quilômetros de diâmetro”, contou Orosei. A descoberta será publicada na revista Science desta semana…

…A descoberta da equipe de Orosei baseou-se em análise de dados obtidos por radar da missão Mars Express, sonda espacial lançada em 2003 pela Agência Espacial Europeia e pela Agência Espacial Italiana.

Em conversa com a BBC News Brasil, Orosei ressalta o ineditismo da notícia. “Até o momento, é o único lago descoberto em Marte até agora”, afirma. Ele explica, entretanto, que não é possível calcular o volume total de água.” para ver a matéria completa clique no link https://bbc.in/2NJg3EQ

Texto: Edison Veiga – De Milão para a BBC Brasil | Fonte: BBC Brasil

Compartilhe: