Por data

Será que reguei muito a minha planta?

No inverno as plantas precisam de menos água. Com isso a frequência da rega tem que ser mais espaçada, e dependendo da espécie da planta, esse espaçamento pode ser maior.
“É fácil exagerar na rega quando se está cuidando de uma planta. O problema é mais frequente quando se faz o plantio em um vaso e não há a drenagem adequada. O excesso de água pode afogar as raízes e matá-las, mas não se preocupe: é possível drenar as raízes para salvar a plantinha antes que seja tarde demais.”
Identificando o excesso de água
Confira se as folhas têm uma coloração amarelada ou verde-clara. O exagero de água provoca uma mudança nas cores das folhas. Observe se aquele verde característico não está dando lugar a um verde bem clarinho ou ao amarelo ou, ainda, se não há manchas amareladas.

Inspecione a base do tronco ou o solo para observar se há fungos. Quando o vaso retém muita água, dá para notar o crescimento de um bolor verde, branco ou preto na superfície da terra ou na parte inferior do caule. Este é um sinal claro do excesso de rega.

  • Em alguns casos, aparecem só alguns pontinhos de mofo, mas eles também podem se espalhar por toda a planta. Fique atento a qualquer sinal de mofo.

Cheire o vegetal. Ele exala um cheiro ruim de bolor? Quando a água se acumula na raiz por muito tempo, ela apodrece. Dá para perceber o problema pelo cheiro característico. Coloque o nariz próximo à superfície da terra e cheire-a.

  • Não dá para sentir nada no estágio inicial ou quando o vaso é muito fundo.

Olhe os furos de drenagem na parte de baixo do vaso. Ele não tem buracos? É provável que a água esteja se acumulando no fundo do vaso porque ela não tem por onde sair. Neste caso, é melhor tirar a planta e dar uma olhada na raiz. Faça furos no vaso ou transplante-a para um recipiente que permita a drenagem adequada

  • Dá para fazer os furos com uma faca ou uma chave de fenda. Abra os orifícios no fundo fazendo um pouco de força com o objeto que você escolheu.
  • Caso o vaso seja feito de cerâmica ou barro, não tente fazer os buracos porque você pode quebrá-lo ou danificá-lo.”

Fonte: shorturl.at/jwCGX

Compartilhe: