Por data

Como Baixar o Cloro de uma Piscina

“1 Entenda o termo “cheiro de cloro” e o ardor nos olhos. Muitas pessoas acham que o cheiro químico e os olhos ardendo indicam a presença de cloro. Na verdade, esses sinais aparecem depois de que ele se transforma em outros produtos químicos. A medida correta a se tomar é geralmente aumentar o cloro com um tratamento de choque. Ou, melhor ainda, é possível usar um teste, como descrito abaixo, para obter uma medição precisa.

2 Use um kit de teste para piscinas. Se você ainda não tiver, compre um em uma loja de materiais de piscina. O kit deve medir tanto o cloro livre quanto o cloro total.

  • O teor padrão de cloro residual livre na piscina é de 1 a 3 ppm (partes por milhão). O teor de cloro total não deve ser maior do que 0,2 ppm em relação ao do cloro livre. A quantidade de cloro recomendada em cada país pode ser diferente.
  • Se a piscina também for tratada com ozônio ou filtros ultravioleta, a quantia de cloro livre na água deve ser reduzida para 0,5 ppm.
 
3 Retire as fontes de cloro. Se o nível de cloro estiver apenas um pouco alto (cerca de 4 a 5 ppm), não é necessário o uso de nenhum produto químico. Basta parar de adicionar cloro à piscina, e o problema provavelmente vai se resolver por conta própria.

  • Para interromper a adição de cloro, desligue o clorador, o dosador de cloro automático ou o gerador de cloro à base de sal, retire a pastilha de cloro da piscina com uma peneira ou remova o flutuador de cloro. Se você não souber ao certo qual é o sistema utilizado na piscina, pergunte ao gerente ou proprietário.
 
4 Deixe as piscinas exteriores descobertas. A radiação ultravioleta do sol decompõe rapidamente o cloro. Uma única tarde sem nuvens pode remover 90% do cloro de uma piscina, desde que você tenha retirado todas as fontes de cloro citadas anteriormente.

  • A lâmpada ultravioleta não costuma ser uma boa substituição para este passo. Consulte os métodos UV mais abaixo para obter outras informações.
 
5 Nade enquanto os níveis de cloro ainda sejam seguros. A prática da natação ajuda a diminuir o teor de cloro da piscina, mas só faça isso se o nível do cloro estiver um pouco acima do limite (4 ppm). Alguns especialistas discordam sobre o nível considerado perigoso para as pessoas. O limite de algumas piscinas públicas muitas vezes chega a 10 ppm, enquanto outras adotam um limite máximo de 5 ppm como medida de segurança.[

  • Não entre na piscina se o teste mostrar mais resultados inesperados, tais como pH alterado ou alcalinidade.
  • Não nade se você sentir um cheiro forte de “cloro” (e se o teste mostrar um teor elevado). O cheiro na verdade se origina de substâncias irritantes conhecidas como cloraminas.
  • O cloro afeta os pulmões. Ele é mais perigoso em locais que não têm muita ventilação e também se a pessoa tiver problemas respiratórios.”…

Fonte: WikiHow https://bit.ly/3C2ueJR

Compartilhe: