A água e o planeta Terra

…”A água é um recurso essencial para a existência da vida na Terra, de modo que o próprio corpo humano seja formado predominantemente por água. Esse elemento tem um papel fundamental para todas as espécies, auxiliando na manutenção da temperatura, bem como na dinâmica da troca de substâncias.

A água é ainda um solvente universal, e pode ser encontrada em três estados, sendo eles o gasoso, o líquido e o sólido. A água ocupa cerca de 70% da superfície do planeta Terra, destes, 97,5% da água do planeta é salgada.

Já do montante de água doce existente, cerca de 68,9% encontra-se nas geleiras, calotas polares ou em regiões montanhosas, 29,9% em águas subterrâneas, 0,9% compõe a umidade do solo e dos pântanos e apenas 0,3% constitui a porção superficial de água doce presente em rios e lagos, segundo informações do Ministério do Meio Ambiente.

Além disso, a água doce no mundo não está distribuída de forma igualitária por todo globo, sendo que em algumas áreas é encontrada em maior quantidade, enquanto em outras é escassa. Além disso, parte dessa água encontra-se contaminada, o que inviabiliza o consumo pelos seres humanos.

Essa desigualdade na distribuição representa também um consumo desigual, sendo que algumas pessoas acabam não tendo acesso a este recurso, o que incide diretamente na qualidade de vida das populações. A água é essencial em todos os setores da vida humana, desde o consumo diário necessário para manutenção da saúde, até as atividades industriais, que demandam um alto consumo. Sem água, a vida na Terra seria impossível.”

Texto: Prof. Luana Polon | Fonte: Estudo Prático https://bit.ly/3aMwQwY

Compartilhe: