Por data

Ácido muriático para reduzir o pH da piscina

“1. Compre o ácido muriático formulado para o uso em piscinas. Tal produto, também conhecido como ácido hidroclorídrico, é um químico corrosivo com uma variedade de usos domésticos. Para adquirir a concentração correta do ácido para uso em piscinas, compre um produto rotulado como um químico de piscinas. A maioria das lojas de produtos domésticos, de jardinagem ou de piscinas o vende.
2. Leia as instruções cuidadosamente. Produtos diferentes são vendidos em concentrações e formas variadas. Alguns ácidos muriáticos redutores de pH são vendidos como soluções líquidas pré-misturadas, enquanto outros vêm na forma granulada. Leia todas as precauções de segurança e entenda exatamente como usar o seu produto específico antes de adicioná-lo à piscina.
  • Algumas formas do ácido muriático podem ser adicionadas diretamente à piscina, mas outras precisam ser diluídas em um balde de água antes do uso.
3. Tome as precauções de segurança adequadas. Até mesmo o ácido muriático diluído pode queimar os olhos e a pele, além de causar irritação no nariz, garganta e pulmões se você inalar a fumaça. Antes de trabalhar com o químico, coloque luvas e use roupas que cubram os braços, pernas e pés. Use uma máscara de respiração e óculos de proteção. Sempre trabalhe com o ácido em locais bem ventilados.
  • Se deixar pegar o ácido nos olhos, lave-os imediatamente com água fria por pelo menos 15 minutos e busque ajuda médica.
  • Se o químico pegar na pele, lave-a com água fria por pelo menos 15 minutos e remova as peças de roupas que tocaram no ácido. Quando terminar, busque ajuda médica.
  • Vá ao médico imediatamente se engolir o ácido ou inalar a fumaça.
4. Determine a quantidade que deve adicionar. Verifique as instruções na embalagem para descobrir a quantidade baseada no tamanho e o pH atual da piscina. Experimente adicionar ¾ da quantidade recomendada para evitar reduzir demais o pH.
  • Você também pode estimar a quantidade usando uma calculadora online de piscinas.
5. Despeje o ácido na piscina sobre o jato. Com o jato ligado e a abertura virada para baixo, adicione lenta e cuidadosamente a quantidade indicada de ácido à água sobre o jato, que distribuirá o químico pela piscina toda.
  • Segure o recipiente perto da água ao despejar a solução para minimizar os respingos.
  • Tenha cuidado para não deixar o ácido pegar nas instalações ou ter contato direto com a parede da piscina.
6. Teste o pH novamente depois de quatro horas. Quando o ácido muriático tiver tido tempo de circular, teste o pH novamente – se estiver alto demais, repita o procedimento usando a quantidade de ácido recomendada para o novo pH atual.
7. Espere quatro horas desde a última aplicação do ácido para nadar. O químico deve ter bastante tempo para ser distribuído uniformemente na água antes que alguém entre na piscina. Caso contrário, há o risco de encontrar “bolsos” de ácido concentrado na água. Mantenha a bomba e os jatos ligados enquanto espera o ácido ser distribuído.””
Fonte: WikiHow https://bit.ly/3oWOJ5D

Compartilhe: