Alimentos ricos em água

“Os alimentos ricos em água como o rabanete ou a melancia, por exemplo, ajudam a desinchar o corpo e regular a pressão alta porque são diuréticos, diminuem o apetite pois têm fibras que mantém o estômago cheio por mais tempo e ainda aliviam a prisão de ventre porque facilitam a eliminação das fezes.

Os alimentos ricos em água podem ser utilizados nas refeições principais em saladas, sopas ou sucos, por exemplo.

Lista de alimentos ricos em água

Os alimentos ricos em água são aqueles que possuem em sua composição mais de 70g de água e alguns exemplos podem ser:

Alimentos Água em 100 g Energia em 100 g
Rabanete cru 95,6 g 13 calorias
Melancia 93,6 g 24 calorias
Tomate cru 93,5 g 19 calorias
Nabo cozido 94,2 g 14 calorias
Cenoura crua 92 g 19 calorias
Couve-flor cozida 92 g 17 calorias
Melão 91,8 g 27 calorias
Morango 90,1 g 29 calorias
Clara de ovo 87,4 g 47 calorias
Abacaxi 87 g 52 calorias
Goiaba 86 g 40 calorias
Pera 85,1 g 41 calorias
Maçã sem casca 83,8 g 54 calorias
Banana 72,1 g 95 calorias

Os alimentos ricos em água também têm poucas calorias e são excelentes opções para quem quer emagrecer e desintoxicar o organismo.

Alimentos ricos em água e sais minerais

Os alimentos ricos em água e sais minerais, como as frutas cítricas e os frutos do mar, ajudam a evitar as câimbras e a combater o cansaço físico ou mental.

Os principais sais minerais do corpo são o sódio, magnésio, fósforo, cálcio, cloro, potássio, ferro e iodo. São bons exemplos de alimentos ricos em água e sais minerais:

  • Água de coco;
  • Verduras, como o espinafre;
  • Frutas como laranja e tangerina;
  • Peixes e frutos do mar.

Os alimentos ricos em água e sais minerais, em geral, têm poucas calorias e são muito nutritivos, sendo uma boa opção para complementar a dieta de quem quer emagrecer de forma saudável.

Alimentos ricos em água e fibras

Os alimentos ricos em água e fibras são legumes, frutas e verduras que contribuem principalmente para o correto funcionamento do intestino e para a prevenção de doenças do coração, diabetes e alguns tipos de câncer.

Alguns exemplos de alimentos ricos em água e fibras podem ser pera, frutas cítrica, como morango e limão, maçã, repolho, agrião e berinjela, por exemplo.”

Texto: Tatiana Zanin / Nutricionista | Fonte: Tua Saúde https://bit.ly/2LdRyfA

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