Bicarbonato para deixar a água alcalina na piscina

“É importante manter a alcalinidade da água da piscina para que ela permaneça limpa e saudável. Se a alcalinidade ficar muito baixa, os níveis de pH subirão e não será seguro entrar na piscina. Felizmente, o bicarbonato de sódio de sódio é uma solução perfeita para esse problema. Misture a quantidade certa e aproveite o verão em sua piscina!

 
Compre um kit de teste de titulação. Os kits de titulação medem a alcalinidade da piscina e podem ser comprados em lojas de casa e construção e na Internet.

  • Você pode utilizar uma fita de teste de alcalinidade, mas ela não tem um sistema de medição muito preciso.
Colha uma amostra de água da piscina. No kit vem um tubo. Mergulhe-o na água a cerca de dois palmos de profundidade, pois assim você colhe uma amostra sem interferência do ar e da luz solar.

  • 25 ml bastam. Despeje o excesso de água de volta na piscina.
Acrescente 2 gotas de tiossulfato de sódio. Pressione o tubo delicadamente para não pingar em excesso. Se exagerar na quantidade, você vai alterar os resultados. Misture bem o produto na água.
Acrescente 5 gotas do indicador de alcalinidade e mexa o tubo. Mexa o tubo até que tudo se misture bem e a água mude da cor clara para a cor verde.
Gota a gota, adicione o ácido sulfúrico (reagente) até que o líquido fique vermelho. A cada gota, vá misturando a água e não perca a conta. Quando o líquido ficar vermelho, pare de acrescentar ácido.

  • Ao manusear ácido sulfúrico, utilize luvas de proteção e tome cuidado para não derramar ou espirrar o produto.
  • Multiplique o número de gotas por 10. Você contou as gotas de ácido. Agora, multiplique esse número por 10 para obter a alcalinidade em ppm (partes por milhão). O ideal é que esse número esteja entre 80 e 100 para uma piscina. Qualquer valor abaixo disso afetará o pH da água, e qualquer valor acima significa que a água está gradualmente ficando corrosiva.
    • Se a alcalinidade estiver acima de 100 ppm, não acrescente bicarbonato de sódio à piscina. Acrescente, em vez disso, ácido muriático (também conhecido como ácido clorídrico) ou bissulfato de sódio ( também chamado hidrogenosulfato de sódio).”
  • Fonte: WikiHow  shorturl.at/qtBQ5

Compartilhe: