Como cuidar da piscina no verão

“Instale o sistema de limpeza. Uma vez por semana, ative o limpador para reduzir a necessidade de produtos químicos na água. Se o sistema de limpeza for do tipo que se prende à bomba, basta encaixar a mangueira dele a ela.

  • Encontre a bomba dentro da piscina. Ela está localizada no local por onde a água sai.
  • Após cada uso, verifique o filtro e limpe-o.
 
Limpe o filtro da piscina. Há três diferentes tipos de filtro: cartucho, areia e terra diatomácea. A técnica para limpá-los é diferente, mas é essencial que o sistema esteja desligado e o filtro esteja sem ar dentro dele.

  • Filtro de cartucho: remova o filtro da base e esguiche o cartucho com uma mangueira de alta pressão.
  • Filtro de areia: desencaixe-o do sistema de bombeamento e limpe-o com uma mangueira de alta pressão. A melhor época para fazer isso é no início do verão.
  • Filtro de terra diatomácea: ative o ciclo de autolimpeza e depois use uma mangueira de alta pressão para limpar as grades. O ideal é que a limpeza seja feita uma vez ao mês.
Equilibre a piscina quimicamente. Mais ou menos uma vez por semana, use o kit de testes químicos para verificar o pH, a alcalinidade e a dureza da água da piscina. Junto com o kit vem uma tabela de cores para que você possa saber que medidas tomar.

  • Faça esse procedimento regularmente para aumentar a longevidade dos equipamentos da piscina e manter seguro o seu local de lazer.
 
Adicione cloro à piscina. O nível de cloro ideal é entre 1 e 4 ppm. Para que o sol não estrague o tablete, coloque-o dentro de um estabilizador. É mais fácil utilizar cloro líquido, mas ele dura menos tempo na água. Uma alternativa para matar as bactérias é usar cloro em pó.

  • Não se esqueça de ler e seguir as instruções do fabricante, constantes na embalagem. Dessa forma, você evita exagerar na quantidade de cloro.
  • Ao manusear cloro, use luvas de proteção. É possível ficar com a pele irritada até mesmo manuseando o tablete sem luvas.
 
Faça um tratamento de choque na piscina. O procedimento deve ser feito semanalmente para clarear a água, remover o cheiro de cloro e prevenir que os frequentadores fiquem com os olhos vermelhos. Há produtos de choque básicos e multifuncionais. A ação dos básicos é mais limitada quanto aos micro-organismos que mata, e exige que a piscina descanse por mais tempo.

  • A maior vantagem dos produtos multifuncionais e que eles estabilizam os produtos químicos e limpam a piscina mais rapidamente.
Adicione algicida. Após uma chuva forte, milhões de micro-organismos podem formar algas na piscina. Se você não se atentar ao problema, os filtros podem entupir, reduzir a circulação da água e desestabilizar a constituição química da água.

  • Alguns algicidas podem ser utilizados com antecedência e funcionam como medida preventiva. Já outros são mais fortes e exterminam as algas rapidamente.””

Fonte: WikiHow https://bit.ly/2G2Tc0a

Compartilhe: