Como diminuir o cloro da piscina com produtos químicos

 

“1
Compre um neutralizador de cloro em uma loja de produtos para piscina. Peça ajuda a um vendedor se você não souber direito o que comprar. Não utilize produtos químicos de fontes desconhecidas. Os produtos químicos vendidos em loja de artigos para piscina vêm com uma concentração específica própria para piscinas.

  • O tiossulfato de sódio é provavelmente o neutralizador de cloro mais comum, mas exige cuidado ao ser manuseado.
  • A água oxigenada costuma ser a opção mais barata e se decompõe em substâncias inofensivas. No entanto, ela é bem menos eficaz se o pH da piscina estiver abaixo de 7.
2
Feche a piscina. Nunca coloque produtos químicos na piscina enquanto ela estiver em uso. Se outras pessoas tiverem acesso a ela, coloque cartazes com avisos.
3
Tome medidas de segurança. Muitos produtos para piscina podem causar lesões se entrarem em contato com pulmões, olhos ou pele. Releia esta lista de cuidados antes de prosseguir:

  • Leia o rótulo do produto com cuidado para saber como utilizá-lo com segurança. Siga as recomendações de segurança e releia os protocolos de emergência.
  • Guarde os produtos químicos em um local bem ventilado, fora do alcance de luz solar, fontes de calor e umidade. Não guarde ácido e cloro próximos um ao outro. Não armazene produtos químicos secos ao lado ou debaixo de líquidos.
  • Abra apenas um produto de cada vez. Feche a embalagem e guarde-a antes de abrir outro produto.
4
Calcule a quantia necessária de produto. Sempre siga as indicações para saber como colocá-lo na piscina e quanto usar. Muitos produtos estão disponíveis em diferentes formas e concentrações, portanto não há como dar instruções sobre todas em um guia geral como este.

  • Geralmente, ao adicionar o tiossulfato de sódio, use cerca de 15 ml para cada 4 L de água.
  • Caso você esteja tratando uma piscina pública, use uma medida mais precisa: 77 ml de tiossulfato de sódio baixa o cloro para 1 ppm em 38.000 L de água. Um funcionário de uma loja de materiais de piscina ou uma calculadora on-line podem ser úteis.
5
Coloque o neutralizador em pequenas doses. O excesso de neutralizador pode causar problemas maiores ainda: o cloro pode baixar a zero e o neutralizador que restar sem uso na piscina vai destruir o cloro que for colocado na próxima vez. Use 1/3 ou 1/2 da quantidade calculada.
6
Aguarde enquanto testa. Espere um tempo para a piscina se ajustar de acordo com as instruções do rótulo. Faça testes sempre e não entre na água até os parâmetros voltarem ao normal. Se as medidas em geral se estabilizarem, mas o cloro ainda continuar alto, adicione outra dose pequena de neutralizador.

  • Caso o sistema de circulação da piscina seja mais lento do que a média, é preciso esperar mais tempo para o neutralizador fazer efeito.
7
Aumente o pH da piscina, se necessário. Esses produtos químicos costumam diminuí-lo, portanto, prepare-se para aumentar o pH quando o cloro voltar ao teor normal. O valor deve ficar entre 7,2 e 7,8 — mas o ideal é que fique o mais próximo possível de 7,5.”
Fonte: WikiHow | Para ler o artigo completo shorturl.at/bkITV

Compartilhe: