Por data

Como podar plantas em casa

Podar as plantas podem trazer muitos benefícios para um bom crescimento.

“Removendo flores, folhas e galhos mortos

1. Use uma tesoura de jardinagem ou uma tesoura comum. A despeito do tipo de tesoura escolhido, ela deve estar bem afiada, já que lâminas cegas prejudicam as plantas. Se notar qualquer sujeira na tesoura, mergulhe-a numa solução de água e 1 colher de chá de água sanitária e seque-a com um pano. Usar ferramentas limpas garante que os vegetais não sejam expostos a bactérias e pestes.
  • Tesouras de jardinagem podem ser adquiridas via internet ou em lojas de ferragens.
  • Use luvas de jardinagem se tiver medo de cortar as mãos durante a poda.
2. Pode as plantas no começo da estação vegetativa. Plantas não floríferas devem ser podadas no fim do inverno. Já as floríferas, só depois da floração.
  • Não faça a poda enquanto a planta tiver algum botão fechado.
3. Corte folhas e galhos mortos num ângulo de 45°. Vasculhe o vegetal à procura de folhas e partes marrons ou descoloridas (ou, em algumas espécies, ressecadas ou murchas). Arranque-as um pouco depois da área afetada fazendo um ângulo de 45° com a tesoura. Desse modo, a planta ficará com a maior quantidade possível de tecido saudável.
  • Não apare folhas e galhos que tenham um aspecto verde, vistoso.
  • Se um grupo de folhas adjacentes parece morto, é possível cortar o galho todo. É importante deixar intacto o caule da planta e, como dito acima, cortar o galho em questão num ângulo de 45°.
4. Corte as flores mortas. Se você tem uma planta em época de floração, cheque periodicamente se há flores mortas, o que se pode notar pelo aspecto marrom, descolorido ou murcho delas, além de parecerem secas ao toque. Corte-as bem na base do receptáculo.
  • Remover flores mortas ou que estejam morrendo estimula o vegetal a dar origem a novos botões.”

Fonte: WikiHow https://bit.ly/3zvRPSU

 

Compartilhe: