Consumo de água no inverno

Por causa das baixas temperaturas é comum as pessoas “esquecerem” de tomar água durante o inverno. A vontade de matar a sede está mais ligada ao calor que é feito no verão e as atividades físicas. Mas especialistas de São José do Rio Preto (SP) afirmam que não beber a quantidade de água certa durante o dia, mesmo no inverno, pode trazer problemas para a saúde.

Você pode nem saber, mas beber água ajuda a manter a beleza da pele, dos cabelos, das unhas e até evitar a celulite. Os médicos orientam a beber de 1,5 a 2 litros por dia. Essa quantidade, em média, é o gasto por uma pessoa adulta durante o dia, seja fazendo a digestão, no suor, na urina ou alguma outra atividade.

Para a nutricionista Mariana Corradi, no inverno a tendência é que as pessoas percam mais peso do que o verão, porque o corpo gasta mais energia para manter a temperatura do corpo aquecida. E com isso, costuma-se também perder líquido neste processo. “O importante é manter a hidratação no inverno, porque, mesmo que em tese a gente transpira menos no inverno, o nosso corpo gasta água durante outras funções”, afirma.

Segundo ela, no inverno a pele fica mais seca e a tendência é colocar mais roupa para se proteger do frio e, com isso, acaba transpirando mais também. Uma dica importante da nutricionista é beber água de hora em hora, por volta de 180ml cada vez, e não apenas quando sentir sede. “A sede já é um sintoma de desidratação, é um aviso. A água é boa para manter a parte cerebral em ordem. Sem água e oxigênio não se vive”, diz.

O consumo de água também facilita a eliminação de toxinas que se acumulam em nosso organismo, sendo eliminados por meio da urina. A água também lubrifica as articulações, evitando a desidratação nas cartilagens e também ajuda a manter a temperatura do corpo. Além de ser essencial nos processos fisiológicos, da digestão, absorção, excreção, no bom funcionamento do rim e do intestino.

Quem tem problema renal, por exemplo, sabe que é preciso muita atenção nesta época do ano, porque no inverno muita gente deixa de beber água, um fator importante que ajuda a combater este tipo de doença. “Tomar água ajuda muito a evitar algumas doenças, principalmente como pedra no rim e infecção urinária. A água é uma grande aliada nestes problemas”, afirma o nefrologista Orácio José Ramalho.

O problema também é que as pessoas costumam trocar no inverno a água mineral por bebidas quentes, como café, chá, cappuccino, chocolate quente. Segundo a nutricionista Caline Nogueira, isso deve ser evitado. “A água não pode ser substituída nunca por outro tipo de bebida. Ela tem suas funções muito bem definidas. As bebidas quentes até ajudam a manter o corpo quente, mas só a água traz os benefícios da hidratação”, explica.

Já os sucos, segundo a nutricionista Alessandra Vieira, são bons aliados na função de hidratar o corpo, além de trazer os benefícios da fruta. “Elas também são fontes de água, assim como cozinhar um legume. A alface também ajuda na hidratação. A sopa, que é bastante tomada na época do frio, não deixa de ser uma hidratação também”, afirma.

 

Texto: Marcos Lavezo Do G1 Rio Preto e Araçatuba | Fonte: shorturl.at/nOPZ5

Compartilhe: