Tratamento de choque com cloro na piscina

“1
Compre cloro de choque em forma líquida ou granulada. Ainda que pastilhas sejam a melhor opção para a manutenção de níveis de cloro, os cloros líquido ou granulado funcionam melhor em tratamentos de choque. As medidas e os métodos de uso podem variar, então tire dúvidas com alguém que trabalhe em lojas de equipamento de piscina e siga, com atenção, as instruções do produto.

  • Geralmente, vai precisar de 3,3 L de cloro de choque líquido ou cerca de meio quilo de cloro de choque granulado para cada 38.000 L de água.
  • Para garantir que as medidas estão certas, leia instruções para saber qual a quantidade que precisa para aumentar o nível de cloro em 1 ppm. O seu objetivo é levar seu cloro livre até ao menos 8 ppm.
2
Misture o produto com água morna se precisar dissolvê-lo. Caso seja necessário, encha um balde grande e limpo com a quantidade de água morna descrita nas instruções. Depois, adicione a quantidade recomendada do produto químico, tomando cuidado para não o derramar ou espalhar os vapores químicos que exalam do produto. Lentamente, misture a solução até que o cloro líquido esteja homogêneo ou que o granulado esteja completamente dissolvido.

  • Não se esqueça de usar equipamentos de proteção quanto estiver diluindo o produto, usando cloro de choque, ou qualquer outro produto para tratamento da água da piscina.
3
Adicione cloro o suficiente para elevar o nível até 8ppm. Lembre-se de testar a água da piscina antes de usar quaisquer produtos. Depois de fazer a medição, se necessário, dilua a quantidade correta do produto químico e o adicione de forma gradual na piscina. O despeje de forma lenta, enquanto anda ao redor da piscina a fim de garantir que haja uma distribuição homogênea.

  • Não jogue cloro de choque não diluído diretamente na água a não ser que isso esteja especificado nas instruções do produto.

Dica: Vai fazer seu dinheiro valer mais se fizer o tratamento de choque à noite. Raios ultravioletas aceleram a decomposição do cloro, então o tratamento será menos eficaz se for feito durante o dia.

4
Ajuste o pH da água da piscina se isso for necessário. Alguns tratamentos de choque vêm com o pH de 10 ou até mais alto, o que vai alterar os níveis de pH da sua piscina. As instruções do produto irão pedir que adicione algum produto ácido para piscina para compensar o pH alto do cloro de choque.

  • Pergunte a um funcionário de uma loja de equipamentos de piscina ou a pessoa que fez a instalação dela sobre a combinação de produtos certa. Use o que for recomendado da forma correta, na mesma ordem em que foi instruído.
  • É importantíssimo que o pH seja mantido entre 7,2 e 7,8. O ideal é que tente mantê-lo perto de 7,5. Se o pH estiver muito alto, o cloro será menos eficiente; se estiver muito baixo, o cloro pode corroer encanamento, danificar o fundo da piscina e irritar a pele.
5
Espere até que os níveis de cloro caiam para 5 ppm antes de nadar. Tratamentos de choque elevam os níveis de cloro livre a um intervalo entre 8 e 10 ppm, alto demais para ser seguro para nadar. Alguns tratamentos de choque funcionam rapidamente e cerca de 15 a 20 minutos depois já pode-se entrar na água. Para outros produtos, vai precisar esperar de 4 a 24 horas.

  • Sempre meça os níveis de cloro da piscina antes de deixar alguém nadar nela. Leia as instruções dos produtos que usa para encontrar o quanto de tempo que deve esperar.
  • Tenha em mente que níveis de cloro livre acima de 10 ppm podem queimar a fita teste e levar a uma leitura falsa de 0 ppm. Se isso acontecer, refaça a medição passadas algumas horas.
6
Faça o tratamento de choque na sua piscina a cada uma ou duas semanas. Faça esse tipo de tratamento ao menos a cada duas semanas se estiver usando a piscina, não importa a frequência de uso. Além disso, faça o tratamento após festas na piscina ou se foi contaminada, por exemplo, depois de um acidente de natureza fisiológica.

  • O nível de cloro combinado, ou a quantidade de cloro que foi usada, deve permanecer abaixo de 0,2 ppm. Se ficar acima de 0,2 ppm, está na hora de fazer o tratamento de choque.””

Fonte: WikiHow shorturl.at/dA134

Compartilhe: